INSCRIÇÕES E PROCEDIMENTOS
- As inscrições são gratuitas
- Todos deverão preencher a Ficha de Inscrição e remeter ao e-mail: snhmi2016@gmail.com
FICHA DE INSCRIÇÃO
INSCRIÇÕES EM SIMPÓSIOS TEMÁTICOS
Os Simpósios terão 4 (quatro) horas de duração, comportando no máximo 24 (vinte e quatro) trabalhos, selecionados pelos respectivos coordenadores. Considera-se o tempo de 15 (quinze) minutos de exposição por proponente e 20 (vinte) minutos de discussão ao final de cada bloco de 4 (quatro) trabalhos. Os trabalhos serão selecionados pelos coordenadores dos Simpósios.
SIMPÓSIOS TEMÁTICOS
Simpósio Temático 01
História Militar: teoria, metodologia e fontes de pesquisa
Coordenadores:
Fernando da Silva Rodrigues – ESG
Carlos André Lopes da Silva – DPHDM
Pierre Paulo da Cunha Castro – DPHDM
Simpósio Temático 02
Militares na Política e na Sociedade
Coordenadores:
Adriana Aparecida Marques – UFRJ
Adriana Barreto de Souza – UFRRJ
Luiz Claudio Duarte – UFF
Simpósio Temático 03
História da Guerra e das Instituições Militares
Coordenadores:
Manuel Rolph Cabeceiras – UFF
Ricardo Cabral – EGN
Fernando Velôzo Gomes Pedrosa – ECEME / Programa de Pós-Graduação em História Comparada – UFRJ
Simpósio Temático 04
História e Historiografia Militar
Coordenadores:
Francisco César Alves Ferraz – UEL
Gilberto de Sousa Viana – ESG / Programa de Pós-Graduação em História da UFRJ
Luiza das Neves Gomes – ESG
RESUMOS
Os resumos deverão ter no mínimo 150 (cento e cinquenta) e no máximo 200 (duzentss) palavras e deverão ser enviados na FICHA DE INSCRIÇÃO para o e-mail: snhmi2016@gmail.com
- Documento editado em WORD, fonte: Times New Roman, tamanho 12 (doze), espaço entre linhas: 1,5 (um vírgula cinco), alinhamento: justificado, margens: 3 (três) cm.
- O título do trabalho deve estar centralizado, em maiúsculas, sem negrito, itálico ou grifo
- Após o título, na segunda linha, no lado direito, deve estar o nome completo do(s) autor(es). Depois do nome do autor(es), colocar o nome do curso e a instituição a que pertence, entre parentêses
- Em caso do(s) autor(es) ser(em) aluno(s) sob orientação (Especialização, Mestrado, Doutorado, Projeto de Pesquisa, e outros) o nome do orientador deve ser indicado abaixo do nome do(s) aluno(s)
- Três palavras-chave devem ser colocadas duas linhas abaixo da identificação do(s) autor(es).
TEXTO COMPLETO
- Documento editado em WORD, fonte: Times New Roman, tamanho 12 (doze), espaço entre linhas: 1,5 (um vírgula cinco), alinhamento: justificado, margens: 3 (três) cm.
- O título do trabalho deve estar centralizado, em maiúsculas, sem negrito, itálico ou grifo
- Após o título, na segunda linha, no lado direito, deve estar o nome completo do(s) autor(es). Depois do nome do autor(es), colocar o nome do curso e a instituição a que pertence, entre parentêses
- Em caso do(s) autor(es) ser(em) aluno(s) sob orientação (Especialização, Mestrado, Doutorado, Projeto de Pesquisa, e outros) o nome do orientador deve ser indicado abaixo do nome do(s) aluno(s)
- Três palavras-chave devem ser colocadas duas linhas abaixo da identificação do(s) autor(es)
- O texto e as referências bibliográficas devem seguir as normas da ABNT
- O número mínimo de páginas é 8 (oito) e o máximo é 12 (doze), incluindo as referências bibliográficas, que devem ser restritas as que forem citadas no texto
- Não serão aceitos trabalhos fora das normas especificadas
- Tanto os resumos como os textos completos deverão ser enviados em anexo, exclusivamente para o e-mail: snhmi2016@gmail.com, de acordo com as datas previstas
INSCRIÇÕES EM PAINÉIS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA
Preencher a Ficha de Inscrição com o resumo e enviar para o e-mail: snhmi2016@gmail.com. A inscrição será confirmada após o recebimento da Carta de Aceite
- Documento editado em WORD, fonte: Times New Roman, tamanho 12 (doze), espaço entre linhas: 1,5 (um vírgula cinco), alinhamento: justificado, margens: 3 (três) cm.
- O título do trabalho deve estar centralizado, em maiúsculas, sem negrito, itálico ou grifo
- Após o título, na segunda linha, no lado direito, deve estar o nome completo do(s) autor(es). Depois do nome do autor(es), colocar o nome do curso e a instituição a que pertence, entre parentêses
- Em caso do(s) autor(es) ser(em) aluno(s) sob orientação (Especialização, Mestrado, Doutorado, Projeto de Pesquisa, e outros) o nome do orientador deve ser indicado abaixo do nome do(s) aluno(s)
- Três palavras-chave devem ser colocadas duas linhas abaixo da identificação do(s) autor(es).
CONFIGURAÇÃO DOS PAINÉIS
1 – Regras para a configuração dos painéis:
- Possibilidade de leitura do pôster a uma distância de 1,5cm
- Tamanho: 0,90m (largura) x 1,0m (altura)
- Informação sobre o evento, título do trabalho, autore, instituição, agência financiadora (se houver) e (03) palavras-chave. Relaciona, nessa ordem
- Exemplo:
I SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA MILITAR
Painel: Caricatura na Guerra da Tríplice Aliança
José Miguel Arias Neto – UEL/CNPq
Palavras-chave: Guerra – Tríplice Aliança – Caricatura
Título e Unidade: Letras maiúsculas, altura mínima de 1,5cm (tamanho de letra impressa)
Autores e Agência Financiadora: Letras minúsculas com as iniciais em maiúsculo, altura mínima de 1,0cm (tamanho de letra impressa)
Sugere-se adicionar e-mail dos autores
Palavras-chave e Sub-título: Letras minúsculas com as iniciais em maiúsculas, altura mínima de 1,0cm (tamanho de letra maiúscula (impressa))
As palavras-chave deverão ser separadas por hífen
Texto: Altura mínima das letras de 6,0mm. Recomenda-se que as ilustrações (fotos, esquemas, tabelas, equações) ocupem no mínimo 40% da área total. Utilizar espaçamento duplo entre parágrafos
Cores: Evitar cores de fundos fortes. Se utilizar cor, dar preferência a cor única e tonalidade média
2 – Conteúdo do Painel:
- Introdução: A importância do assunto deve ser destacada resumidamente na forma de introdução ou equivalente
- Metodologia: Dar uma idéia compacta da metodologia ou forma de abordagem da pesquisa
- Resultados e Discussão: Indicar apenas os de maior destaque na forma de tópicos
- Conclusões
- Referências Bibliográficas: Relacionar as cinco principais fontes bibliográficas