Apresentação

Autoria: Larissa da Silva Miranda

Existente desde 1958, o curso de História, em sua trajetória, teve diferentes perfis: nascido como Bacharelado, em 1960, voltou-se para a Licenciatura e, entre 1970 e 1980, diante das exigências de adaptação às reformas no ensino, foi substituído pelo curso de Estudos Sociais.

Hoje, o curso é voltado para a formação integral do profissional de História como professor e pesquisador, sendo constituídas turmas nos períodos matutino e noturno, em nível de graduação, somando 80 (oitenta) vagas anuais.

Na Pós-Graduação, o Departamento concilia o interesse na qualificação de professores do ensino médio e fundamental com o desenvolvimento de pesquisa formando especialistas em Religiões e Religiosidades e, em nível de mestrado, pesquisadores de História Social.

Os Docentes, distribuídos entre as áreas de estudo da História, como: História Antiga e Medieval, História da América, História do Brasil, História Moderna e Contemporânea, Teoria, Metodologia e Prática de Ensino de História e Teoria e Metodologia da História, desenvolvem atividades de ensino, pesquisa e extensão, promovendo a aproximação dos discentes entre os diversos campos de atuação.