17ª PRIMAVERA DOS MUSEUS – MEMÓRIAS E DEMOCRACIA: PESSOAS LGBT+, INDÍGENAS E QUILOMBOLAS

Departamento de História


atualizado 7 meses atrás


A Primavera dos Museus é uma iniciativa promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram – @museusbr), que ocorre anualmente durante o início da primavera, envolvendo museus e instituições culturais de todo o Brasil.

Em 2023, a 17° Primavera dos Museus traz o tema “Memórias e democracia: pessoas LGBT+, quilombolas e indígenas”, ressaltando a importância dos museus na promoção da inclusão social e da diversidade, fundamentais à democracia. O tema proporciona a reflexão sobre a retomanda da construção da democracia com a participação de muitos de seus agentes hoje invisibilizados ou marginalizados.

Uma parceria entre o Museu Histórico de Londrina, o Museu de Arte de Londrina/Secretaria de Cultura de Londrina, o Museu da Sociedade Rural do Paraná e o Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica da UEL.

Confira abaixo a programação completa da 17ª Primavera dos Museus.

A 17ª Primavera dos Museus no Museu Histórico de Londrina começa com uma exposição de telas que ficará aberta ao público do dia 12 ao dia 1° de outubro, das 9h às 17h. A abertura da programação será realizada no dia 18, das 19h às 22h. Entre os dias 19 e 21 serão exibidos curtas sobre a temática LGBT+, das 18h30 às 21h15. No dia 19, das 19h30 às 21h, ocorre uma mesa redonda no Anfiteatro Maior do Centro de Letras e Ciências Humanas (CLCH) sobre a atuação dos órgãos da UEL.

Das 20h às 21h, no próximo dia 20, será feita uma roda de conversa, também no Anfiteatro Maior do CLCH, com integrantes dos coletivos Degenerado e Construção. Das 19h30 às 19h50 do mesmo dia, os coletivos Degenerado e Puppetz apresentam uma instalação artística e performance “Raiva”, com a artista Kachorrona. O filme Bichas, o documentário será exibido no Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica da UEL (NDPH) no dia 21, das 19h às 19h45. Depois do filme, será realizada uma mesa redonda das 19h45 às 22h, que vai tratar das violências vividas por populações LGBT+, indígena e negra no Brasil.

Uma visita guiada ao Museu da Sociedade Rural do Paraná ocorrerá no dia 21, das 9h às 11h. Entre os dias 22 de agosto e 20 de outubro, a exposição “Cláudio Garcia e Waldomiro de Deus” estará aberta ao público das 12h às 18h. Das 19h às 17h do dia 22 haverá uma apresentação de documentários produzidos pelo Coletivo de Memória e Cultura Kaingang. Continuando as atividades do dia 22, será realizada entre às 9h e 17h uma visitação da Antiga Casa da Criança, na Sede da Secretaria Municipal de Cultura, voltada a turmas do 8º e 9º anos e Ensino Médio. Por fim, a mostra Brazilian Way of life Dignidade, dos fotógrafos Mario e Marcelo Weiss, estará aberta à visitação até dia 24 de setembro, entre 9h e 17h.

Por isso, convidamos toda a comunidade acadêmica para participar da “17ª PRIMAVERA DOS MUSEUS – MEMÓRIAS E DEMOCRACIA: PESSOAS LGBT+, INDÍGENAS E QUILOMBOLAS”. O evento conta com uma certificação de 40 horas, as inscrições serão feitas pelo link abaixo. Confira a programação e se inscreva já!

O link para inscrição neste evento está disponível no seguinte endereço:

http://www.uel.br/eventos/insc/?id=8521

Leia também