Exposição de Startups debate futuro sustentável no “Paraná faz Ciência”

Departamento de Anatomia

Sustentabilidade é a palavra-chave da exposição de startups que ocorre até esta quinta-feira (9), no Paraná Faz Ciência 2023. Em tendas espaçosas no estacionamento do Centro de Ciências Biológicas (CCB) da Universidade Estadual de Londrina (UEL), os sócios e parceiros das empresas apresentam seus principais produtos com entusiasmo.

No estande ao lado, Marcelly Chue e Audrey Lonni, pesquisadoras da startup nascida na UEL GRAL Bioativos, esperam atentas à oportunidade de demonstrar a eficácia de seus produtos antimicrobianos. Desde 2018, Lonni, Gerson Nakazato, Renata Kobayashi e Luciano Panagio incentivam alunos ao estudo de projetos sustentáveis voltados à área da biotecnologia. Detentores da patente sob a NanoVerde Ag, uma nanopartícula de prata capaz de combater vírus, fungos e bactérias, a equipe da GRAL oferece soluções de baixa toxicidade para seus clientes, através análises especializadas. A GRAL foi a única startup da UEL selecionada para o evento.

Em parceria com a Plazadente, eles exibem na feira uma caixa esterilizadora promissora, a qual garante rapidez e qualidade na limpeza dos instrumentos cirúrgicos. Utilizada nas demandas odontológica e hospitalar, a tecnologia, que foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), preocupa-se com a destinação adequada dos produtos, priorizando a preservação ambiental.