Laboratório do CCA recebe R$ 1,3 mi para pesquisar bactérias super-resistentes

Departamento de Medicina Veterinária Preventiva


atualizado 9 meses atrás


Pesquisadores do Laboratório de Bacteriologia de Peixes (LABBEP) da UEL receberam este mês investimentos da ordem de R$ 1,3 milhão para o desenvolvimento de um projeto que pretende estudar bactérias super-resistentes a antibióticos presentes em criatórios comerciais de peixes, em alimentos artesanais e nos Hospitais Veterinários. O investimento é resultado da aprovação do edital 52/2022 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), chamada CNPq/MCTI/CT-Saúde – Ações em Ciência, Tecnologia e Inovação para o enfrentamento da Resistência Antimicrobiana (RAM).

Os recursos serão investidos em equipamentos, material de consumo e para pagamento de duas bolsas de estudos para dois pesquisadores durante 24 meses. O projeto denominado “Rede BactoRAM-Ômica no contexto de saúde única: identificação, monitoramento e caracterização genômica de bactérias multirresistentes em hospitais veterinários, em diferentes sistemas de produção de peixes e em alimentos” integra outras universidades como UFLA, UFMG, UNISA-SP,  Unicentro, Unipar, Uenp, UEM, UTFPR, PUC-PR, UFG, UFNT, UFGD, Unesp Campus Jaboticabal, Univas e parceiros internacionais como a Universidade do Chile, empresa Corpavet, da Colômbia, Universidade da Califórnia e Universidade Estadual do Mississippi.

O coordenador do projeto, professor Ulisses de Pádua Pereira, do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva e líder do grupo de pesquisa de Bacteriologia Animal, do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UEL, explica que o projeto deverá atuar em três áreas distintas – monitoramento de bactérias resistentes a antibióticos em piscicultura; detecção da presença de microrganismos em alimentos artesanais comercializados, por exemplo, em feiras livres e os impactos dos bacilos no ambiente de hospitais veterinários.

O professor destaca que a pesquisa é importante pela relevância do conceito de saúde única, que prevê uma visão integrada que considera saúde humana, saúde animal e o meio ambiente, além dos impactos que as bactérias resistentes podem provocar em animais e pessoas. Ele explica que esses microrganismos transmitem uma série de doenças e apresentam infinitas possibilidades de transmissão.

Genoma

Além do monitoramento, os pesquisadores do LABBEP pretendem realizar o sequenciamento do genoma de pelo menos 90 bactérias consideradas resistentes. O professor Ulisses explica que a descrição permitirá identificar o perfil de resistência a antibióticos, identificando se existe algum padrão nos micro-organismos presentes em HVs, em criatórios de peixes e nos alimentos artesanais.

Outro objetivo da pesquisa é tentar formular um teste rápido para detecção de bactérias super-resistentes. Hoje, os testes confiáveis realizados em laboratórios podem demorar até quatro dias. Os pesquisadores pretendem desenvolver um teste que possa ser transformado em produto de inovação, para ser comercializado como os populares testes de Covid-19, que agora podem ser adquiridos em farmácias.

Leia também

Docente da UEL recebe Prêmio CONFAP na categoria Ciências da Vida

O pesquisador e professor do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva (DMVP), do Centro de Ciências Agrárias (CCA), Amauri Alcindo Alfieri ficou em terceiro lugar em prêmio entregue pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A 4ª edição do prêmio teve […]


UEL abre inscrições para cursos de Residência em Medicina Veterinária

A partir desta quinta-feira (5), a Universidade Estadual de Londrina (UEL) abre as inscrições para cursos de pós-graduação Lato sensu na modalidade Residência em Medicina Veterinária, por meio do Edital COREMU Nº RV001/2024. As vagas são para ingresso no primeiro semestre de 2025, que terá início em 1º de março de 2025. As inscrições devem ser feitas até […]


Doutoranda em Saúde Animal recebe dupla titulação com universidade da Bélgica

Marielen de Souza é graduada em Medicina Veterinária pela UEL e dedica-se ao estudo da saúde intestinal de frangos de corte desde 2018. Em 2020, ela deu início ao seu doutorado sanduíche sobre o tema em uma parceria entre a UEL e a Universidade de Ghent, na Bélgica. Ela foi orientada pela professora Ana Paula […]


Professor de Medicina Veterinária participa de evento científico do G20

Um filme passou diante dos olhos de Ulisses de Pádua: o professor de Medicina Veterinária viu toda sua vida, sua família, amigos e colegas de profissão que o auxiliaram em sua jornada até alcançar um lugar ao lado de cientistas renomados do mundo inteiro. O atual diretor do Hospital Veterinário (HV) e membro afiliado da […]