Doutoranda em Saúde Animal recebe dupla titulação com universidade da Bélgica

Departamento de Medicina Veterinária Preventiva


atualizado 9 meses atrás


Marielen de Souza é graduada em Medicina Veterinária pela UEL e dedica-se ao estudo da saúde intestinal de frangos de corte desde 2018. Em 2020, ela deu início ao seu doutorado sanduíche sobre o tema em uma parceria entre a UEL e a Universidade de Ghent, na Bélgica. Ela foi orientada pela professora Ana Paula Frederico Bracarense, do Programa de Pós-Graduação (PPG) em Ciência Animal, vinculado ao Centro de Ciências Agrárias (CCA) e defendeu sua tese na última quarta-feira (24). A co-orientação foi da professora Ana Angelita Sampaio Baptista, do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva (CCA) e responsável pelo Laboratório de Medicina Aviária, do mesmo departamento, e a supervisão do professor Filip Immersel, representante da instituição belga.

A primeira defesa do doutorado foi realizada em regime de cotutela, que é definido pela participação do estudante em uma pesquisa na modalidade de cooperação internacional. Na ocasião, Marielen obteve a aprovação de ambas as instituições e a dupla titulação. Esta experiência marcou a primeira parceria de cotutela do PPG em Ciência Animal da UEL.

A defesa foi remota e a banca teve a participação da professora Ana Paula Bracarense, do professor Caio Abercio da Silva, do Departamento de Zootecnia (CCA) da UEL, e da professora Leila Maidana, da Universidade Nacional de Assunção, no Paraguai. Representando a Universidade de Ghent, participaram da banca, além de Filip Immersel, os professores Geert Janssens e Richard Ducatelle, especialistas em nutrição animal e patologia veterinária, respectivamente.

Sua tese é intitulada “Strategies to Promote Intestinal Helath in Broiler Chickens” (Estratégias para promover a saúde intestinal de frangos de corte). A professora Ana Paula Bracarense explica que o estudo focou em um segmento da cadeia produtiva muito expressivo no Brasil e na Europa: o de frangos para o abate.

A pesquisa da estudante observou o avanço da enterite necrótica (uma doença intestinal que acomete as aves) e o consequente prejuízo para a saúde dos frangos e para o seu aproveitamento no mercado. Além disso, foi analisada a manifestação de microtoxinas nos animais que podem interferir inclusive na alimentação humana. Para isso, foram estudadas estratégias de tratamento. “Foi usado um pool de lactobacilos para melhorar a saúde intestinal desses animais”, explica a professora.

Marielen, devido ao destaque de seu estudo, foi admitida pela empresa belga Poulpharm, especializada na indústria farmacêutica e nutricional veterinária. Ana Paula Bracarense destaca que esta titulação em parceria com uma instituição estrangeira reconhece o histórico de trabalho do PPG em Ciência Animal, que na última avaliação do Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) obteve o conceito 7, considerado de excelência. “A condição de formação dada aos nossos estudantes aqui é uma condição do mesmo nível de instituições de competência reconhecida, como a Universidade de Ghent”, declara. A instituição belga está entre as 150 melhores universidades do mundo.

Leia também

Docente da UEL recebe Prêmio CONFAP na categoria Ciências da Vida

O pesquisador e professor do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva (DMVP), do Centro de Ciências Agrárias (CCA), Amauri Alcindo Alfieri ficou em terceiro lugar em prêmio entregue pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A 4ª edição do prêmio teve […]


UEL abre inscrições para cursos de Residência em Medicina Veterinária

A partir desta quinta-feira (5), a Universidade Estadual de Londrina (UEL) abre as inscrições para cursos de pós-graduação Lato sensu na modalidade Residência em Medicina Veterinária, por meio do Edital COREMU Nº RV001/2024. As vagas são para ingresso no primeiro semestre de 2025, que terá início em 1º de março de 2025. As inscrições devem ser feitas até […]


Laboratório do CCA recebe R$ 1,3 mi para pesquisar bactérias super-resistentes

Pesquisadores do Laboratório de Bacteriologia de Peixes (LABBEP) da UEL receberam este mês investimentos da ordem de R$ 1,3 milhão para o desenvolvimento de um projeto que pretende estudar bactérias super-resistentes a antibióticos presentes em criatórios comerciais de peixes, em alimentos artesanais e nos Hospitais Veterinários. O investimento é resultado da aprovação do edital 52/2022 […]


Professor de Medicina Veterinária participa de evento científico do G20

Um filme passou diante dos olhos de Ulisses de Pádua: o professor de Medicina Veterinária viu toda sua vida, sua família, amigos e colegas de profissão que o auxiliaram em sua jornada até alcançar um lugar ao lado de cientistas renomados do mundo inteiro. O atual diretor do Hospital Veterinário (HV) e membro afiliado da […]