Histórico

O Departamento de Matemática Aplicada foi fundado em 1983, oriundo da divisão do antigo Departamento de Matemática, Estatística e Computação. O surgimento do departamento veio da necessidade de melhor identificação das áreas de interesse, a partir da qualificação em mestrado e doutorado de parte de seus docentes no fim da década de 80 na área de Estatística. Inicialmente com o nome Departamento de Matemática Aplicada, abrigava docentes das áreas de Computação, Estatística e Matemática Aplicada.

Em 1990, criou-se no departamento o Curso de Ciências da Computação. O sucesso do curso provocou a expansão da respectiva área e o conseqüente desmembramento, originando o Departamento de Computação, em 1995. Também na década de 90, institui-se o projeto de extensão: Assessoria Estatística. Este projeto, que visa dar suporte aos professores e pesquisadores da UEL e de outras instituições na área de Estatística, tem tido demanda crescente e continua até os dias de hoje.

Com a conclusão de vários mestrados e doutorados na área de Estatística, em instituições como a ESALQ de Piracicaba, e na área de Engenharia de Produção, na UFSC, o departamento passou a ter o perfil de matemática aplicada e estatística, ocasionando a mudança do nome do departamento que em 2004 passou-se a chamar Departamento de Estatística e Matemática Aplicada.

Em 2006 as disciplinas de Cálculo Numérico e Matemática financeira foram alocadas no Departamento de Matemática e o nosso departamento passou a ministrar somente as disciplinas da área de Estatística. Em virtude dessa mudança, o departamento passou-se a chamar Departamento de Estatística.

Em 2004, foi implantado o Curso de Especialização em Estatística e em 2005 o Cursos de Especialização em Engenharia de Produção.

Em 2007 encerrou-se o Projeto de Assessoria Estatística e em 2008 iniciou-se o Projeto de Atendimento Estatístico, em virtude da demanda da comunidade externa e interna.