Projeto está desenvolvendo aparelho para detecção de problemas cardíacos
Departamento de Computação
atualizado 4 meses atrás
O infarto do miocárdio é a primeira causa isolada de mortes no Brasil. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), uma pessoa morre em decorrência de doenças cardiovasculares a cada 90 segundos, totalizando mais de mil vítimas diariamente. Parte desses casos poderiam ser evitados com a realização de um eletrocardiograma (ECG), exame utilizado para verificar a saúde cardiovascular e identificar problemas cardíacos, e, consequentemente, um tratamento adequado logo no início.
Para fazer um ECG é necessário se dirigir até uma unidade de saúde, onde um médico ou profissional da enfermagem fará o exame, que posteriormente será interpretado por um cardiologista. Mas e se existisse um aparelho que possibilitasse a detecção de problemas cardíacos sem a necessidade de sair de casa? Visando aumentar o acesso à saúde, o desenvolvimento de um dispositivo de ECG pessoal é o objetivo do projeto de pesquisa “Detecção de Problemas Cardíacos em Tempo Real Através da Análise do Ritmo Cardíaco”.
Segundo o coordenador do projeto, professor Wesley Attrot, a ideia é produzir um produto focado na realidade brasileira, com baixo custo e que todas as pessoas possam ter em casa. “Da mesma forma que existe um aparelho para medir a glicemia, para medir a pressão, nosso objetivo é fazer um aparelho para dizer se o coração está saudável ou não”, esclarece o docente do Departamento de Computação (CCE). O dispositivo poderá ser adquirido, também, por lugares que sofrem com a falta de médicos, atuando na prevenção dos problemas cardíacos. “Assim, a pessoa vai poder buscar um grande centro de saúde caso o aparelho detecte algo.”