Alunos do curso de Agronomia da UEL participam do VI Campeonato Brasileiro da Ciência das Plantas Daninhas

Departamento Agronomia

Nos dias 4 e 5 de outubro de 2023, realizou-se em Paulínia – SP o VI Campeonato Brasileiro da Ciências das Plantas Daninhas, o qual foi organizado pela Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas (SBCPD) e apoio do Comitê de Ação a Resistência aos Herbicidas (HRAC-BR) na Estação Experimental da FMC.

Participaram do evento 40 estudantes de Graduação e Pós-Graduação de dez universidades: Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade de São Paulo + Centro de Engenharia Nuclear na Agricultura (USP + CENA), Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade Rural do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Federal Tecnológica do Paraná + IFRS – Campus Sertão (UFTPR + IFRS) e Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Os alunos do curso de Graduação em Agronomia, Gustavo Stoinski, Higor Henrique dos Santos Garcia, Gustavo Figueiredo e Leonardo Marques da Costa, junto com a Professora Dra. Neriane Hijano e apoio da Professora Dra. Ana Ligia Giraldeli representaram a Universidade Estadual de Londrina.

O campeonato consistiu em seis provas, realizadas individualmente ou em equipe pelos estudantes:

1) Prova de identificação de plantas daninhas (sementes e plantas): os estudantes precisaram identificar (nome comum e científico) 50 espécies de plantas daninhas (sementes, plântulas e plantas adultas).

2) Calibração de pulverizadores: essa prova foi realizada em duas etapas, a primeira individualmente, resolvendo questões sobre o tema e, na segunda etapa, em equipe, os estudantes fizeram a calibração do pulverizador.

3) Prova de sintomatologia de herbicidas: nessa prova os alunos precisaram identificar qual herbicida (ingrediente ativo) foi aplicado em cada parcela. Foram 20 parcelas com herbicidas de diferentes mecanismos de ação, que podiam estar em pré ou pós-emergência.

4) Recomendação: nessa prova os alunos precisaram fazer a recomendação de manejo de plantas daninhas em duas áreas de acordo com o diagnóstico da cultura e principais espécies presentes na área.

5) Prova surpresa: identificação de algumas espécies de plantas daninhas por meio de características da biologia; sorteio de uma família botânica e busca dos estudantes de plantas dessa família; e resolução de um problema prático.

6) Quiz com diversas questões sobre resistência de plantas daninhas a herbicidas.