“Investigação como resultante da práxis humana”

Departamento de Serviço Social


atualizado 4 meses atrás


Recém-lançada pela Editora da Universidade Estadual de Londrina (Eduel), obra tem como tema central a dimensão investigativa no processo de formação profissional de assistentes sociais. É o livro “Serviço Social e a Dimensão Investigativa na formação profissional” – autoras: Luciane Francielli Zorzetti Maroneze e Sandra Lourenço de Andrade Fortuna – 2024, 226 páginas.

O livro é resultado da tese de doutorado defendida em 2022 pela professora da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Luciane Francielli Zorzetti, junto ao Programa de Pós-graduação em Política Social e Serviço Social, do Departamento de Serviço Social da UEL. A tese foi orientada pela professora da UEL, Sandra Lourenço de Andrade. Segundo as autoras do livro, devido a relevância, originalidade e a atualidade do tema, houve a recomendação para que a tese fosse transformada em livro.

Os quatro capítulos trazem conteúdos fundamentais para estudantes de graduação e pós-graduação, profissionais, supervisores de campo e docentes, reforçando o debate da dimensão investigativa no centro da formação profissional. O foco reside no esforço de fortalecer e ampliar os espaços de interlocuções das unidades de ensino com a sociedade. E a partir do conteúdo empírico da pesquisa, buscou-se envolver docentes de seis Universidades Estaduais do Paraná.

Confira a entrevista concedida à Eduel. A pesquisadora é assistente social e professora adjunta da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR).

Eduel – O que o leitor pode esperar do livro?
Luciane – Acredito que esta publicação oferece aos leitores a possibilidade de adensar as reflexões críticas que estão presentes no debate contemporâneo a respeito da dimensão investigativa na formação profissional. Longe de reduzir o estudo ao campo da formalidade, buscamos, a partir do conteúdo empírico da pesquisa, envolver os docentes de seis Universidades Estaduais do Paraná, ou seja, dar luz à fala de um dos sujeitos que constroem o projeto político pedagógico nas condições objetivas e concretas das Universidades. Isso trouxe uma riqueza imensa para a pesquisa. Possibilitou identificar, além da importância da dimensão investigativa na formação profissional, e aqui cabe frisar, os elementos que tensionam a materialização da transversalidade desta dimensão nos componentes curriculares dos cursos de graduação em Serviço Social.

Quais as principais contribuições que o livro traz aos profissionais da área de Serviço Social?
As contribuições estão na apreensão da dimensão investigativa a partir da lógica dialética das Diretrizes Curriculares da ABEPSS, com sustentação teórico-metodológica aportada na Teoria Social de Marx. Entendemos que retomar a lógica das diretrizes que expressa o projeto de ruptura contribui para elucidarmos as concepções fragmentadas entre investigação, realidade e profissão, porque traz, para o centro, a investigação na articulação dos fundamentos do Serviço Social e isso incide nas estratégias favoráveis ao seu ensino. Essa lógica nos remete a apreendermos as contradições da realidade, entendermos o projeto hegemônico de educação superior do capital e não deixarmos nos sucumbir a ele, mas buscarmos meios de resistência na perspectiva de garantir a formação de um perfil intelectual, investigativo e crítico, tão caro ao nosso projeto ético-político. Outra contribuição está no fato de que as análises desenvolvidas neste estudo trazem as particularidades dos cursos de Serviço Social, identifica os aspectos mais centrais de sua configuração, os projetos políticos pedagógicos e quem são os docentes que colocam esses projetos em movimento. Nesse sentido, a pesquisa aponta duas contribuições centrais, não dissociadas: a apropriação da lógica das Diretrizes Curriculares da ABEPSS e as condições objetivas de trabalho nas universidades estaduais paranaenses – a precarização da formação e do trabalho docente que tensiona essa apropriação, impondo desafios à centralização da dimensão investigativa.

Sem dúvida, o livro contribui para o debate sobre o serviço social e a formação profissional. Por que os temas são importantes atualmente?
O tema é importante porque reforça a necessidade incontornável da apropriação da lógica dialética das diretrizes curriculares por parte dos sujeitos da formação profissional. Destaca a importância da apreensão da matriz curricular, não como soma das partes, mas como unidade do todo, o que exige a apreensão do método dialético, e assim a articulação dos conteúdos e o exercício da transversalidade da dimensão investigativa, como um esforço coletivo. Nesses tempos de mudanças aceleradas que se expressa, dentre outros aspectos, no crescimento contínuo do irracionalismo, no acirramento do obscurantismo, o que se observa é que desafios cada vez mais complexos são impostos ao futuro assistente social no sentido de apreender a realidade, reconhecer e fazer a defesa dos objetivos de seu trabalho profissional. Nessa direção, a apropriação da dimensão investigativa na lógica curricular é subsídio para a interpretação das tendências presentes na formação e esse movimento depende, sim, do compromisso assumido pelos sujeitos com o projeto de formação.

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