Sobre o Departamento

O Departamento de Saúde Coletiva desempenha um papel central no desenvolvimento e implementação de estratégias dentro dos cursos na área de saúde.

O campo abrange diversas áreas, incluindo epidemiologia, que estuda a distribuição e os determinantes das doenças, vigilância em saúde, que monitora e controla os riscos à saúde, e políticas públicas de saúde, que propõem e avaliam medidas para garantir o acesso equitativo a cuidados. Além disso, a Saúde Coletiva reconhece a importância dos determinantes sociais da saúde, como condições socioeconômicas, meio ambiente e cultura, na qualidade de vida e no bem-estar da população.

A atuação dos profissionais de Saúde Coletiva é estratégica e envolve a promoção da saúde por meio de campanhas de conscientização, planejamento e gestão de sistemas de saúde, análise de dados epidemiológicos, entre outros.

O objetivo final é a construção de uma sociedade mais saudável e equitativa, garantindo que os benefícios dos avanços médicos e sanitários sejam acessíveis a todos, independentemente de suas condições sociais ou econômicas.