Sobre o Departamento

1 – Fundamentos do Departamento de Psicologia e Psicanálise

A preocupação básica desta área de conhecimento, e que define a identidade deste departamento e seus integrantes, é compreender o ser humano e sua realidade conduzida pelo princípio do determinismo psíquico, ou da causalidade psíquica, em que a consciência é antes um atributo excepcional e não inerente aos processos psíquicos/comportamentais.

Nessa perspectiva interessa o ser humano na sua complexidade constitutiva, expressa em sua personalidade motivada pela dualidade das pulsões, com suas vicissitudes e recursos determinando, assim, a realidade do sujeito.

São áreas de Conhecimento:

(a) Fundamentos de Psicologia,
(b) Psicanálise,
(c) Clinica Psicanalítica e
(d) Clinica Psicanalítica na Instituição.

A área de Fundamentos de Psicologia responde ao campo predominantemente da avaliação psicológica, com suas especificidades teórico e metodológicas. Essas áreas do conhecimento estão alocadas nas 3 ênfases pedagógicas estabelecidas pelo Projeto Pedagógico do Curso de Psicologia (Resolução CEPE/CA nº 055/2013).

São elas:

Ênfase 1: Investigação e Intervenção em Processos Clínicos e Saúde
Ênfase 2: Investigação e Intervenção em Processos Sociais e Institucionais

2 – Características Teóricas, Metodológicas e Objetivos

Este departamento tem como proposta de trabalho compreender o homem e sua existência, à luz da Psicanálise.

A estruturação do psiquismo e sua dinâmica, as expressões de saúde mental e as manifestações psicopatológicas, resultantes da incidência pulsional na constituição do sujeito.

Paralelamente, busca-se apresentar os métodos diagnósticos para fundamentar as práticas interventivas.

2.1 – São Objetivos do Departamento:

a) Ensinar ao aluno a metapsicologia psicanalítica, a técnica psicanalítica e as teorias e as técnicas oriundas da psicanálise; bem como a clínica psicanalítica na contemporaneidade;

b) Ensinar ao aluno as formas diagnósticas de avaliação nas interfaces com a Psicologia.

Para tanto, pretende oferecer ao aluno meios para:

a.1 – refletir sobre o homem na perspectiva da constituição do aparelho psíquico em sua articulação com o desenvolvimento humano: da infância a velhice;

a.2 – compreender o método clínico, fenomenológico e psicanalítico;

a.3 – compreender o desenvolvimento psíquico normal e patológico;

a.4 – estruturar um raciocínio lógico, crítico e clínico à luz da Psicanálise;

b.1 – conhecer e manejar as técnicas de avaliação diagnóstica;

b.2 – estruturar um raciocínio lógico, crítico e clínico à luz dos princípios que regem o campo do diagnóstico psicológico.

2.2 – São Propostas de Trabalho do Departamento:

a) Realização de psicodiagnóstico, pesquisa e psicoterapia (orientação psicanalítica) de todas as faixas etárias, individuais e ou grupais;

b) Ofertar cursos extensionistas de psicanálise;

c) Propor o ensino da psicanálise e suas interfaces nos níveis de graduação e pós-graduação.