Professor da UEL recebe menção honrosa por trabalho de desenvolvimento de Nanotecnologia
Departamento de Microbiologia
atualizado 2 semanas atrás
A nanotecnologia é um campo disruptivo da ciência que tem ganhado cada vez mais atenção em diversos âmbitos. Não coincidentemente, sua aplicação na área da saúde foi o tema escolhido para a 17ª edição do Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia 2024. Durante a premiação, o professor Gerson Nakazato, do Departamento de Microbiologia (CCB) da UEL, foi contemplado com uma Menção Honrosa pelo trabalho “Produtos estratégicos antimicrobianos e antivirais usando Nanotecnologia Verde com ODS 3”.
Criado em 1998 a fim de incentivar e enaltecer as produções de estudantes, pesquisadores e equipes de pesquisa e mensurar seu potencial para o desenvolvimento científico-tecnológico de diferentes nações, o Prêmio é uma iniciativa conjunta entre a Reunião Especializada em Ciência e Tecnologia do Mercosul (RECyT) e os países membros e associados ao Mercosul. A premiação também é uma organização do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil (MCTI) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Ao todo, o prêmio contempla cinco categorias: Iniciação Científica, Estudante Universitário, Jovem Pesquisador, Pesquisador Sênior e Integração, nas quais são concedidas uma premiação para o primeiro lugar além de uma menção honrosa. O professor Gerson foi contemplado na modalidade de Pesquisador Sênior com um trabalho referente ao terceiro Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU, o qual preza pela saúde e bem-estar da população.
De acordo com o docente, sua pesquisa atua no desenvolvimento sustentável de produtos voltados para a área da saúde pública – tais como equipamento de proteção individual e artigos hospitalares – através do uso de nanopartículas “verdes” ou biológicas, as quais atuam como antimicrobianos e antivirais. O trabalho enviado envolve quatro outros projetos do gênero: FINEP Materiais Avançados (BioAgNPLED); Fármacos COVID (CAPES); Amazônia+10 (CONFAP) e Saúde de Precisão (Ministério da Saúde/CNPq).
Gerson expressa que a menção honrosa demonstra a valorização da Ciência e representa “o reconhecimento de todos os nossos estudos e desenvolvimento de novos produtos nanotecnológicos perante a sociedade”. Ele também faz questão de ressaltar a participação ativa de demais pesquisadores da UEL e de outras instituições e de alunos da graduação e da pós-graduação, além da Professora e coordenadora do Laboratório de Bacteriologia Básica e Aplicada, Renata Kobayashi (Departamento de Microbiologia) e o apoio de órgãos como a AINTEC/INTUEL, a PROPPG, a SETI-PR e a Fundação Araucária.