Sinopses
História, Políticas e Ética
na Área Profissional da Linguagem
Autora: Simone Reis
Editora: EDUEL
1ª edição – Ano: 2017
na Área Profissional da Linguagem
Autora: Simone Reis
Editora: EDUEL
1ª edição – Ano: 2017
Sinopse: Coletânea que vem cobrir uma lacuna importante no campo de ensino de línguas, como vem sendo concebida e praticada no Brasil. Assim, ele proporciona ao leitor uma série de textos bem escritos e articulados que tratam, de modo aprofundado, sobre história, política e ética no ensino de línguas. São temas que, embora estejam presentes no dia-a-dia da profissão docente, raramente são objetos de uma reflexão sistemática. O livro traz ainda o texto da Carta de Londrina, produzido no primeiro forum da Profissionalização Docente, realizado em 29 e 30 de setembro de 2014, na Universidade Estadual de Londrina. É uma leitura necessária e mais do que recomendada, não só para os professores de linguas e demais profissionais da área, mas também para todo o público interessado.
Brasil e França
Laços Literários
Autora: Laura Taddei Brandini
Editora: EDUEL
1ª edição – Ano: 2015
Laços Literários
Autora: Laura Taddei Brandini
Editora: EDUEL
1ª edição – Ano: 2015
Sinopse: Os laços que unem Brasil e França são longos e plurais e estão aqui representados por análises comparativas de obras de escritores de ambos os países, situados nos séculos XIX e XX, período de maior irradiação francesa no Brasil e de introdução e desenvolvimento dos estudos brasileiros na França. Uma amostra da recente produção universitária brasileira sobre o assunto, eis o que se oferece ao leitor interessado nos diálogos travados entre Machado de Assis, Émile Zola e Charles Nodier, Lima Barreto e Anatole France, Proust, Sartre e Antonio Candido, Guimarães Rosa e a crítica francesa, Roland Barthes e a crítica brasileira, Horácio Costa, Ferreira Gullar, Ana Cristina César e Mallarmé, Rodin e Cézanne, bem como Michel Butor e o Aleijadinho.
Um (in)visible college na América Latina: Cecília Meireles, Gabriela Mistral e Victoria Ocampo
Autora: Jacicarla Souza da Silva
Editora: UNESP
1ª edição – Ano: 2014
Autora: Jacicarla Souza da Silva
Editora: UNESP
1ª edição – Ano: 2014
Sinopse: A autora analisa a atuação de três importantes poetisas e escritoras latino-americanas – a brasileira Cecília Meireles (1901-1964), a chilena Gabriela Mistral (1889-1957) e a argentina Victoria Ocampo (1890-1979) – dentro do cenário cultural e literário do subcontinente durante as primeiras décadas do século 20, quando elas estabeleceram uma rede de contatos intelectuais e pessoais, principalmente através de cartas. Esta relação acabaria favorecendo uma atitude de reflexão acerca da própria condição a que elas estavam, uma espécie de invisible college, como classificou a pesquisadora Ana Pizarro, o livro discute o diálogo estabelecido entre elas em torno especialmente da concepção de “americanidade”, tendo como subsidio as suas próprias produções ensaística e literária, como também as correspondências que elas trocaram com o escritor mexicano Alfonso Reyes (1889-1959). A pesquisa também procura detectar até que ponto a postura intelectual dessas mulheres compactua com as suas respectivas atividades literárias.
Vozes do exílio e suas manifestações nas
narrativas de Julio Cortázar e Marta Traba
Autora: Amanda Pérez Montañéz
Editora: EDUEL
1ª edição – Ano: 2013
narrativas de Julio Cortázar e Marta Traba
Autora: Amanda Pérez Montañéz
Editora: EDUEL
1ª edição – Ano: 2013
Sinopse: Neste estudo, a autora partiu “de um modelo expositivo que vai do geral – o estudo do conceito de exílio e suas tensões e antinomias na modernidade – para o particular: a manifestação dessas tensões nas vivências e narrativas de Julio Cortázar e Marta Traba, em confronto com as experiências de outros escritores latino-americanos, quase todos exilados, como: David Viñas, Oscar Collazos, Liliana Heker, Angel Rama, entre outros, ressaltando aqueles textos em que tais escritores apresentam as polêmicas, vivências, contradições e armadilhas da experiência do exílio”.
Incesto Em Juan Rulfo – Freud, Levi-Strauss
e as Teorias Feministas
Autor: Gustavo Javier Figliolo
Editora: APPRIS
1ª edição – Ano: 2013
e as Teorias Feministas
Autor: Gustavo Javier Figliolo
Editora: APPRIS
1ª edição – Ano: 2013
Sinopse: Este texto tem por objetivo analisar a obra de Juan Rulfo através de uma leitura crítica para com as temáticas de incesto e patriarcalismo contidas nele. Visivelmente, o incesto ocupa um lugar central na obra do escritor, de mãos dadas com a ideia de pecado e do sentimento de culpa, imagem carregada de uma densa atmosfera religiosa-espiritual. Da mesma forma, temos a imagem do patriarca a ser obedecido, como regulador de um sistema social universal e hegemônico. Para tanto, será analisada a estilística de Juan Rulfo, cuja semântica ideológica forja a narrativa de sua Jalisco natal. O embasamento teórico está dado pelas teorias de Freud e Lévi-Strauss a respeito do incesto, contestadas pelas Teorias Feministas pós-estruturalistas com base em algumas ideias de Michel Foucault e Jacques Lacan.
Ensino de Língua Estrangeira para Crianças:
O Ensino e a Formação em Foco
Autores: Juliana Reichert Assunção Tonelli;
Jonathas de Paula Chaguri
Editora: APPRIS
1ª edição – Ano: 2012
2ª edição – Ano: 2012
O Ensino e a Formação em Foco
Autores: Juliana Reichert Assunção Tonelli;
Jonathas de Paula Chaguri
Editora: APPRIS
1ª edição – Ano: 2012
2ª edição – Ano: 2012
Sinopse: Esta obra busca cobrir uma demanda crescente em nosso país: a compilação de estudos empíricos acerca do ensino-aprendizagem e da formação docente de línguas estrangeiras para crianças. Os autores colaboradores trazem os resultados de pesquisas realizadas e de suas práticas enquanto professores que atuam nesse campo de ensino. A obra traz cerca de nove capítulos que problematizam o ensino de inglês, espanhol e português para estrangeiros para crianças, além de um trabalho que discute a falta de políticas públicas para o trabalho com crianças aprendizes de outras línguas. O grupo de autores e avaliadores é composto por grandes nomes da área da linguística aplicada no Brasil.
Tessituras Teórico-Metodológicas sobre o Ensino e a Aprendizagem de Línguas Estrangeiras: Conjugação entre Saberes e Fazeres.
Autoras: Claudia Cristina Ferreira;
Marta A. de O. Balbino dos Reis;
Silvana Salino Ramos Lopes;
Sônia Regina Nogueira
Editora: UEL
1ª edição – Ano: 2012
Autoras: Claudia Cristina Ferreira;
Marta A. de O. Balbino dos Reis;
Silvana Salino Ramos Lopes;
Sônia Regina Nogueira
Editora: UEL
1ª edição – Ano: 2012
Sinopse: Tessituras teórico-metodológicas sobre o ensino e a aprendizagem de línguas estrangeiras: conjugação entre saberes e fazeres, livro organizado por Claudia Cristina Ferreira, Silvana Salino Ramos, Marta A. de O. Balbino dos Reis e Sônia Regina Nogueira, é leitura útil àqueles que se dedicam ao ensino e à aprendizagem de línguas estrangeiras (alunos, alunos-professores e professores da graduação e pós-graduação). Alguns temas aqui tratados podem interessar, também, a profissionais de outras áreas como Lexicografia e, como bem lembrou John Robert Schmitz em sua apresentação de Reflexões sobre o ensino das Línguas Estrangeiras, Literatura, Linguística, Educação, Didática, entre outras.
A Língua Inglesa na África
Opressão, Negociação, Resistência
Autora: Ângela Lamas Rodrigues
Editora: UNICAMP
1ª edição – Ano: 2011
Opressão, Negociação, Resistência
Autora: Ângela Lamas Rodrigues
Editora: UNICAMP
1ª edição – Ano: 2011
Sinopse: O livro elucida aspectos fundamentais da história da língua inglesa no continente africano, uma história do passado que se reafirma no presente, quando a língua inglesa, é fortalecida no pós-independência das colônias e dos protetorados, ao ganhar o status de língua oficial. Partindo da desconstrução de um conceito estereotipado de África, a autora explica que as reflexões apresentadas neste livro “são norteadas por uma ética ligada à subversão de discursos que inventaram uma África débil e servil, mais especificamente de um discurso que infere a inevitável superioridade da língua inglesa em relação às línguas africanas autóctones”. Em contrapartida, a língua inglesa na África ressalta a importância social e política das línguas africanas, sobretudo no contexto educacional dos países africanos ditos anglófonos. A autora reúne os mais importantes teóricos africanos sobre a questão linguística no continente, tecendo, assim, um diálogo produtivo e questionador. Este é, por fim, um livro bem articulado: leitura essencial para aqueles que estudam a África no Brasil.
Connecting Ide@s: Tools for Teaching
English in a Contemporary Society
Autores: Eliane Segatti Rios Registro;
Lucas Moreira dos Anjos Santos;
Michele Salles El Kadri;
Raquel Gamero;
Vera Lúcia Lopes Cristovão
Editora: UEL – 1ª edição – Ano: 2011
English in a Contemporary Society
Autores: Eliane Segatti Rios Registro;
Lucas Moreira dos Anjos Santos;
Michele Salles El Kadri;
Raquel Gamero;
Vera Lúcia Lopes Cristovão
Editora: UEL – 1ª edição – Ano: 2011
Sinopse: Material elaborado pela equipe responsável pelos cursos ofertados para professores de inglês da rede pública, via Projeto Novos Talentos, financiado pela CAPES. Provavelmente não existem temas tão atuais quanto língua inglesa e tecnologia no contexto de um mundo interconectado. A iniciativa de produção deste material, no contexto do Programa Novos Talentos, financiado pela CAPES, busca contribuir para uma política de formação dos profissionais da educação que lidam com o ensino de inglês. Visando a subsidiar um curso para professores, os autores do “Connecting Ide@s” apresentam referenciais teóricos e atividades práticas que podem viabilizar o aprendizado de gêneros digitais por estudantes, tornando significativo o aprendizado de uma língua que se torna cada vez mais fundamental para a cidadania planetária (Telma Gimenez).
Interlíngua Oral e Léxico de Brasileiros
Aprendizes de Espanhol
Autor: Otávio Goes de Andrade
Editora: EDUEL
1ª edição – Ano: 2011
Aprendizes de Espanhol
Autor: Otávio Goes de Andrade
Editora: EDUEL
1ª edição – Ano: 2011
Sinopse: A obra visa o estudo da interlíngua oral por universitários brasileiros aprendizes de espanhol. Amparado pelos pressupostos da Linguística Contrastativa e pelas suas interfaces com outras áreas do saber, seu objetivo é levantar, descrever e analisar os desvios léxico-semânticos próprios da modalidade oral com o intuito de evidenciar quais são os recursos utilizados pelos aprendizes para suprirem suas necessidades léxicas.