Professora Sônia Maria Fabris Luiz, do Departamento de Fisioterapia da UEL e do Hospital Universitário da UEL, recebe o Prêmio do Programa de Propriedade Intelectual com Foco no Mercado (Prime)
Departamento de Fisioterapia
atualizado 1 ano atrás
O Programa de Propriedade Intelectual com Foco no Mercado (Prime) tem como objetivo prospectar pesquisas acadêmicas com potencial de mercado para transformar os resultados científicos em produtos, serviços e novos negócios, a fim de contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do Paraná.
Este é o 3º ano do PRIME, um evento do Estado do Paraná realizado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) em parceria com a Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná (FA) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae/PR).
O Prime é um programa direcionado a promover transformação do resultado de pesquisas acadêmicas em produtos com potencial de mercado. A proposta visa fomentar a inovação e a propriedade intelectual, contribuindo com o desenvolvimento econômico e social do Estado do Paraná. Em 2023, o Prime terá premiação de incentivo científico no valor de R$ 1 milhão, sendo R$ 200 mil para cada finalista.
Composto por 3 etapas, com duração de 03 meses, com carga horária superior a 35 horas, distribuidas em capacitação e qualificação por meio workshops, mentorias, pitch e demo day. Na etapa inicial contou com 80 inscritos, sendo classificados 20 para a segunda etapa que exigia inscrição do registro de marcas e patentes (desenho técnico) do produto no INPI e a terceira foram selecionados 5 finalistas contemplados com 200 mil reais cada.
O Fabi participou com a Válvula FABI que é uma válvula unidirecional two way (permite a entrada e a saída do ar por duas vias independentes) e serve como intermediária para realização de exercícios respiratórios em bebês, crianças e adultos portadores de doenças respiratórias agudas e crônicas. Até o momento duas empresas demonstraram interesse pela válvula Fabi.
A premiação dos 5 finalistas foi na abertura do Paraná Faz Ciência, no dia 06/11/23 que este ano foi realizada na UEL. O projeto da válvula ficou em 4º lugar.
O Núcleo de Fabricação Digital e Inovação (FAB.I HU), é um laboratório que busca pesquisar e desenvolver equipamentos hospitalares com uso de fabricação digital por meio de impressoras 3D, trabalho que foi iniciado em 2019.