Estudantes de Física conquistam bolsas em renomadas instituições

Departamento de Física


atualizado 2 meses atrás


Dois estudantes do Programa de Pós-graduação em Física da UEL vão continuar suas pesquisas em instituições de renome internacional. Um deles é Guilherme Delfino Silva, que defendeu sua dissertação de Mestrado em fevereiro deste ano, e no próximo dia 22 embarca para os Estados Unidos, para fazer o Doutorado na Universidade de Boston.

Guilherme é graduado em Física pela UEL. Ingressou na Licenciatura mas fez também o Bacharelado, quando conheceu o professor Pedro Gomes, seu orientador no Mestrado. O estudante pesquisa Física da Matéria Condensada, campo que estuda as propriedades físicas da matéria, seus elementos constituintes (átomos, elétrons) e interações entre si. É o maior campo da Física contemporânea.

Em seu estudo, intitulado “Teorias efetivas para líquidos de spin e fractons”, o pesquisador foca justamente nas propriedades e nas interações de partículas de determinados materiais, do ponto de vista microscópico, que descrevem maior ou menor resistência e mobilidade. Tais estudos possuem aplicação na computação quântica, pois podem indicar materiais para, por exemplo, melhor guardar informações. A computação quântica se baseia na Física Quântica (de partículas) e é considerada um avanço na teoria computacional, capaz de resolver problemas e desafios da sociedade em várias áreas, como agricultura, energia, meio ambiente e ciência dos materiais.

Em Boston, Guilherme dará prosseguimento à sua pesquisa. A universidade norte-americana está nos planos do estudante desde que entrou no Mestrado, em razão das dificuldades de pesquisa no Brasil e dos cortes orçamentários. Lá, além das atividades habituais de pesquisador como bolsista, atuará também como “teaching assistant”, ou seja, professor assistente, ministrando aulas. Seu orientador será o professor Claudio Chamon, brasileiro que atua na Universidade de Boston.

Leia também