Práxis Itinerante e CEPV promovem atividades com alunos de colégios estaduais

Departamento de Ciências Sociais


atualizado 2 semanas atrás


Na última quinta-feira (10), o Projeto de Extensão da UEL “Práxis Itinerante: novas perspectivas para as juventudes e populações vulneráveis” levou estudantes do Colégio Estadual Albino Feijo e do Colégio Estadual Thiago Terra até o Cursinho Especial Pré-Vestibular (CEPV) da UEL, localizado no Campus. Lá eles participaram de atividades da Semana InterArte: espaço e lugar”, um evento de aulas interdisciplinares, oficinas e exposições realizado pelo CEPV entre os dias 7 e 11 de outubro. 

Neste dia, os alunos participaram de uma aula interdisciplinar de História, Sociologia e Química, com o tema “Mudanças Climáticas e Poluição” e de uma oficina de Literatura e Artes, que integrou escrita, sombra e gravura. 

Práxis Itinerante

O Práxis Itinerante também realiza outros trabalhos com os alunos desses colégios. Segundo o professor do Departamento de Ciências Sociais e coordenador do projeto, Fábio Lanza, o Práxis Itinerante está vinculado à zona sul de Londrina desde 2021, buscando trabalhar com colégios estaduais da região. Atualmente, nos colégios Albino Feijó e Thiago Terra, a equipe desenvolve um cursinho pré-vestibular, além de promover uma integração com o corpo docente dessas escolas. As aulas preparatórias são gratuitas e abertas à comunidade. No momento, o cursinho consegue atender 40 estudantes, somando as duas escolas. 

De acordo com o professor, a equipe acredita que “a partir da experiência e da vivência, bem como da nossa vinculação com o território, é possível fazer ações que colaborem de maneira qualitativa com a comunidade externa da universidade”. Além disso, afirmou que isso permite que os estudantes da universidade exercitem os conhecimentos adquiridos e colaborem com o desenvolvimento da região em que atuam.

Durante outubro e novembro, o Práxis Itinerante vai levar até o Colégio Thiago Terra, localizado no bairro União da Vitória, uma série de minicursos envolvendo criatividade, arte e cultura, destinados a alunos dos ensinos fundamental e médio. No dia 17 de outubro, a partir das 9h, o projeto realizará uma oficina de Grafite e o lançamento do livro de poesias do Menor MC. Já no dia 18, também às 9h, realizarão a segunda parte da oficina de Grafite e uma oficina de Comunicação e Produção Digital. E no dia 23, a partir das 8h30, o grupo oferecerá uma oficina de Confecção de Bonecas, que retornará no período da tarde, além de uma oficina de Yoga, também à tarde.  

Com essas ações, o projeto busca contribuir para que a escola seja um espaço de vivência e pertencimento, além de aproximar o ambiente universitário do escolar. Lanza apontou que o projeto trabalha em três frentes nas escolas, que são “as aulas do cursinho, a oferta de minicursos e o processo de integração com o corpo docente, com a direção da escola, enquanto uma metodologia que valoriza os princípios da vivência e da nossa inserção no território da União da Vitória”.

Leia também