Simpósio internacional recebe inscrições de trabalhos

Departamento de Ciências Sociais


atualizado 2 semanas atrás


Com o objetivo de fomentar o diálogo e a reflexão sobre questões emergentes na sociedade brasileira, a UEL realiza, entre os dias 20 a 22 de agosto, o I Simpósio Internacional Práxis Itinerante: Juventudes e Diversidades & III Seminário Temático do Práxis Itinerante: Diversidades, Pluralidades e Perspectivas em Debate. As inscrições para submissão de trabalhos permanecem abertas até esta sexta-feira (9), por meio deste endereço. Já os interessados em participarem como ouvintes devem realizar as inscrições no sistema de eventos da UEL para obter os certificados. 

“Teremos onze grupos de trabalho que tratam de diversas temáticas como gênero, relações étnico-raciais, migração, o debate do empresariamento e educação e teremos a oportunidade de dialogar com pesquisadores do Brasil todo porque é um evento híbrido e as apresentações são online. Também teremos três grandes momentos de conferências”, adianta a professora Evelyn Secco Faquin, do Departamento de Serviço Social da UEL.

Além de contar com a presença de docentes e pesquisadores, destaca, o evento tem entre os seus convidados representantes do Poder Legislativo Estadual, como os deputados Renato Freitas e Ana Júlia Ribeiro (ambos do PT), e da presidente da APP-Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná, Walkíria Olegário Mazeto.

Convidado para a mesa de abertura, o deputado Renato Freitas fará a sua participação ao lado do professor da Universidade da Beira Interior (UBI), de Portugal, Kaique Matheus Cardoso, às 19h15 do dia 20 de agosto. Já a deputada Ana Júlia e a professora Walkíria são convidadas da mesa-redonda “Privatização das escolas públicas da rede estadual do Paraná”, às 9h30, no dia 21. 

A professora Evelyn convida a todos para conferirem a programação completa do evento (abaixo), e ainda destaca a conferência de encerramento, às 19h15, no dia 22 de agosto. Nesta oportunidade, os temas “Juventudes, Direitos e Conservadorismo” serão alvos das análises dos professores Flávio Munhoz Sofiati, da Universidade Federal de Goiás, e José Francisco dos Santos, da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB). 

“Teremos essas três grandes conferências e as oficinas que possibilitarão um encontro entre as comunidades interna e externa por meio de reflexões tanto sobre a mídia, quanto sobre slam, funk, expressões artísticas diversas, então há essa possibilidade de interação também”, avalia. 

Ainda de acordo com a comissão organizadora do evento, os temas abordados nos grupos de trabalho são migração; interseccionalidades; diversidades e povos originários; diversidades e luta anticapacitista; gênero, sexualidade e religiões; diversidade e educação; cultura popular/tradicional e periférica; diversidades e estudos étnico-raciais; diversidades entre cannabis e maconha; os estudos japoneses no Brasil e o empresariamento da educação pública.

O evento é realizado pelo projeto de extensão Práxis Itinerante, vinculado com o Programa Estadual Universidade Sem Fronteiras (USF), e conta com o apoio e fomento via Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (Proex) da Fundação Araucária (FA) e do Governo do Estado do Paraná. Também tem apoio do Centro de Letras e Ciências Humanas (CLCH); do Projeto CLCH Cultural; Procult: Ruar entre Vilas; Grupo de Pesquisa SerSaúde; Laboratório de Estudos sobre Religiões e Religiosidades; Monkisu Cultural e House of Aurora.

II Festival das Diversidades 

Participantes do evento acadêmico e as comunidades interna e externa também são convidados a conferirem de perto a programação do II Festival das Diversidades, realizado no palco externo do gramado do Centro de Letras e Ciências Humanas. O evento tem como objetivo celebrar a diversidade, impulsionando diferentes expressões artísticas e culturais. A programação contará com atividades que enaltecem a diversidade em suas múltiplas formas e apresentará uma programação que incluiu música, dança, teatro, performance, exposições de arte, rodas de conversa, dentre outras atividades.

Leia também