Capes destaca teses da UEL nas áreas de Serviço Social e Ciências da Reabilitação
Departamento de Ciências do Esporte
atualizado 5 meses atrás
Duas teses de doutorado defendidas no ano passado por estudantes de programas de pós-graduação da UEL, nas áreas de Ciências da Reabilitação e Serviço Social, foram selecionadas no edital do Prêmio Capes de Tese 2023. O resultado preliminar foi divulgado nesta segunda-feira (14) e selecionou 49 trabalhos de um total de 1469 inscritos na edição deste ano. As relacionadas nesta etapa concorrem agora para o Grande Prêmio Capes de Tese, que deverá selecionar um trabalho por área – Ciências da Vida, Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar – que deverá ser divulgado em novembro. A solenidade de entrega do Prêmio será em dezembro.
Entre os trabalhos selecionados está a tese “Cadê o Haiti? o processo de formação identitária das crianças haitianas (ti dyaspora) na relação entre a escola e suas famílias no Brasil”, de autoria de Jean Baptiste Marc Donald, orientado pelo professor Wagner Roberto do Amaral, do Departamento de Serviço Social (Cesa). Marc Donald é primeiro doutor haitiano da UEL. O trabalho aborda a identidade das crianças haitianas no Brasil, a relação entre escola pública e suas famílias de origem, tendo como objetivo identificar e analisar as influências do ambiente escolar e familiar sobre a formação identitária dos ti dyaspora haitianos no Brasil. A pesquisa foi de natureza qualitativa e teve sua metodologia dividida em revisão bibliográfica, levantamento documental e pesquisa de campo.
Formado em Serviço Social pela Université d’Etat do Haiti (UEH), Marc migrou para o Brasil em 2016, para fazer o mestrado em Serviço Social e Política Social da UEL, por meio do Convênio Programa de Alianças para a Educação e Capacitação (PAEC), da Organização dos Estados Americanos (OEA) e do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB). Durante o mestrado e doutorado, foi bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Segundo o professor Wagner, o reconhecimento do trabalho do doutorando demonstrou a relevância da produção acadêmica do programa de Serviço Social e Política Social. Para ele, a presença do estudante nas atividade estabeleceu pontes na relação humanitária Brasil/Haiti.