Integrantes do Laboratório de Bioquímica do Exercício são premiadas em eventos científicos

Departamento de Ciências do Esporte


atualizado 5 meses atrás


Duas pesquisadoras que atuam no Laboratório de Bioquímica do Exercício do Centro de Educação Física da UEL (Cefe), sob orientação do professor Rafael Deminice, do Departamento de Educação Física, foram destaque com os melhores trabalhos em dois importantes eventos científicos da área.

Loriane Rodrigues Costa Godinho, nutricionista, agora doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da UEL, teve sua dissertação de mestrado premiada no 25° Fórum Paulista de Pesquisa em Nutrição Clínica e Experimental – Congresso Ganepão. Este é considerado um dos maiores eventos de Nutrição da América Latina. Seu estudo intitula-se “Efeito da suplementação de creatina combinada com exercício resistido na perda de força muscular e marcadores hepáticos de camundongos em uso de doxorrubicina”. O trabalho foi defendido em abril do ano passado e publicado este ano na Revista da Braspen (Braspen Journal), o periódico da Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral.

A doutoranda explicou que seu estudo testou a combinação de creatina (suplemento alimentar conhecido, muito aplicado em atletas) com exercícios físicos de força (basicamente o que se conhece por “musculação”) para reduzir os efeitos tóxicos dos medicamentos quimioterápicos no fígado de camundongos. A pesquisa mostrou que apenas os exercícios já causam uma melhora, mas a combinação revelou resultados ainda mais positivos segundo parâmetros preestabelecidos de avaliação. O estudo concorreu com outros 300 trabalhos e o prêmio foi uma quantia em dinheiro e menção honrosa.

Leia também