Sobre o Departamento

Em 1974, o então Centro de Comunicação e Artes era composto por dois departamentos: o de Biblioteconomia e o de Comunicação e Artes.

No final de 1977, o Centro de Comunicação e Artes integrou o curso de Pedagogia e passou a ser denominado Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA), nomenclatura que permanece até os dias atuais.

Em consonância com as evoluções da Biblioteconomia como campo de estudo e de atuação profissional, em maio de 1997, o então Departamento de Biblioteconomia passa a ser oficialmente denominado Departamento de Ciências da Informação por meio do parecer 124/97 emitido pelo Conselho Estadual de Educação.

Em fevereiro do ano seguinte o CIN passou a ofertar também o curso de Arquivologia em parceria com o Departamento de História.

Em meados dos anos 2000, acompanhando a nomenclatura utilizada por outras universidades e a consolidação da área, o CIN passou a utilizar o nome por extenso e em sua versão singular: Ciência da Informação.

A partir da atualização curricular de 2010, o curso de Arquivologia passou a ser de responsabilidade exclusiva do CIN. Em 2014, boa parte das disciplinas da primeira e da segunda séries dos cursos de Arquivologia e de Biblioteconomia passaram a ser ofertadas conjuntamente, de modo a promover uma melhor integração entre os cursos nas searas em que eles se assemelham.