Documento mede comprometimento de candidatos com demandas urgentes para gestão de resíduos em Londrina
Departamento de Administração
atualizado 4 meses atrás
Compreender qual é o grau de engajamento e responsabilidade dos sete candidatos à Prefeitura Municipal de Londrina (PML) em 12 temas que representam aspectos críticos do sistema de resíduos sólidos urbanos da cidade. Este é o objetivo do Observatório de Resíduos Sólidos de Londrina, projeto ligado ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Resíduos (Ninter), no lançamento de uma carta-compromisso endereçada às campanhas que concorrem no pleito de outubro.
A carta-compromisso relativa à gestão sustentável e democrática de resíduos sólidos possui 16 signatários, dentre entidades, organizações, projetos de extensão da UEL e cooperativas de catadores de materiais recicláveis. Já as demandas perpassam a modernização da legislação vigente, a estruturação institucional de setores do Poder Executivo, o fortalecimento de projetos de educação ambiental, além de maior transparência na divulgação dos dados operacionais e financeiros relacionados à gestão de resíduos, entre outros. A ampla maioria das demandas são alvos de discussões e pesquisas abordadas, também, na pós-graduação na Universidade Estadual de Londrina.
De acordo com o Ninter, as campanhas dos candidatos já receberam o documento e possuem até o dia 9 de setembro para manifestar o aceite.
Confira a íntegra do documento com os 12 temas elencados como urgentes e que também dialogam com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU).